Jardim Botânico – sobre o bairro

JARDIM BOTÂNICO

Mapa Jardim Botânico

Porque alguns compradores de imóveis ainda perdem excelentes oportunidades de morar em um dos melhores e mais seguros bairros de Brasília.

 

 

Certamente a principal razão é o desconhecimento e a falta de uma assessoria feita por corretor especializada no bairro, pois são poucos os profissionais que entendem as particularidades sobre questões fundiárias e processo de regularização que envolvem o Jardim Botânico.

O Termo Condomínio Irregular faz alguns compradores entenderem erradamente que se trata de uma invasão, o que não necessariamente se constituí em uma verdade absoluta. Obviamente no Distrito Federal existe um crescimento desorganizado, com cidades inteiras sem matrículas individualizadas, o que pode trazer desconfiança ou dúvida na hora de realizar uma negociação, mas o status de irregular não demonstra ilegalidade, pois pode também sugerir a compreensão que o condomínio se encontra em fase de regularização.

 

Nesse diapasão, um bom profissional pode dar ao comprador uma análise segura para a compra mesmo em condomínios em processo de regularização. É necessário saber analisar a documentação, procedência e situação fundiárias do empreendimento, cadeia de domínio, certidões necessárias além de ter conhecimento das particularidades que envolvem o bairro. Bem assessorado o comprador evita compras arriscadas e não deixa de escapar uma boa oportunidade de negócio em um bairro muito aprazível.

 

Nem todo corretor ou mesmo advogado tem conhecimento das questões específicas atrelado à questão fundiária do Jardim Botânico e para entender estas particularidades, a YaniNetimóveis tem corretores especializado na Região do Jardim Botânico.

 

A origem da explosão de condomínios sem as devidas formalizações se deu por uma demanda por moradia, por volta dos anos 80, na qual legítimos proprietários de terras viram nisso uma oportunidade de virem a construir moradias com desmembramento das suas terras e criação de parcelamentos na forma de condomínios, que devido à grande morosidade e burocracia do Estado para aprovar a regularização de um parcelamento de terras, contribuiu para a inversão do processo de ocupação, ocasionando primeiro a ocupação com edificações, para depois vir a regularizar, situação fática que veio a beneficiar mais de 70.000 pessoas.

 

Diferentemente dos legítimos proprietários de terras que empreenderam estes condomínios em área própria, houve aqueles que sem justo título vieram criar e implantar condomínios de forma pouco ortodoxa em área com litígio com a Terracap, o que hoje está sendo pacificado com a autarquia.

Resumindo:

A poligonal do Jardim Botânico era predominantemente uma área rural com duas principais fazendas, sendo uma delas desapropriada pelo Estado desde a criação de Brasília (Fazenda Papuda) e, portanto, constituída na sua origem por terras em litígios, as quais vem sendo paulatinamente regularizadas pela Terracap, mediante a venda direta e com a cobrança do preço da terra nua.

 

Diferentemente da primeira situação, houve os condomínios constituídos em áreas particulares pelos legítimos proprietários, com glebas escrituradas e registradas, sendo a predominância delas na fazenda Taboquinha. Assim os condomínios que iniciaram nestas áreas, ainda que sem as devidas licenças prévias, foram implantados em áreas particulares e sem litígio, sendo a maioria já regularizados ou com processo de regularização formalizado junto ao GDF, aguardando apenas sua aprovação definitiva, com vista a possibilitar a individualização da matrícula para cada unidade. Estes condomínios já pagam IPTU desde 2005 e desde 2017 já existe a possibilidade de ser lavrado escritura pública de posse nos Cartórios de Notas do DF, o que dá maior segurança jurídica aos compradores. Daí a necessidade de orientação de especialista.

 

O Jardim Botânico está em franca expansão imobiliária com inovações aos serviços prestados, inaugurando a todo momento novos restaurantes e bistrôs, colégios, supermercados, centros médicos, imobiliárias, construtoras, etc, o que o torna um dos bairros de maior potencial de crescimento e valorização do DF, já que os preços ainda estão relativamente baixos, em um estágio inicial de crescimento se comparados com o metro quadrado de outras regiões.

 

Outro ponto importante a se destacar é que o bairro Jardim Botânico, por ser constituído por cerca de 70 condomínios fechados e todos com segurança própria, é incontestavelmente o bairro mais seguro de Brasília.

VENHA MORAR BEM em condomínios organizados com muitas áreas verdes e ótima infraestrutura.

VENHA PARA O JARDIM BOTÂNICO!

Agende uma visita com um especialista da YANINETIMÓVEIS que te apresentará investimentos seguros e diversas possibilidades de aquisição de imóveis.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

one × 2 =